quinta-feira, 12 de março de 2009

São cá dos nossos!


O vice-presidente dos EUA veio esclarecer o enigma dos talibãs moderados. Segundo o “Diário de Notícias” de 11 de Março de 2009 ("Dólares são o trunfo dos EUA para vencer os talibãs"), informou os seus aliados da NATO do seguinte:
- Cinco por cento dos talibãs são incorrigíveis, e só podem ser derrotados. Há vinte e cinco por cento que não têm a certeza da sua fidelidade à rebelião. Os restantes setenta por cento só estão envolvidos por dinheiro, e podem ser aliciados com dólares.
Respiramos de alívio! Estavamos nós convencidos que os talibãs eram, todos eles, um bando bárbaro de fanáticos, rigidamente agarrados a inflexíveis princípios islâmicos; mas não, na sua maior parte são tipos razoáveis, com quem se pode tratar e que se deixam corromper, tal como tantos dos civilizados políticos ocidentais. As pontes para o diálogo estão pois lançadas, agora que se descobriu uma linguagem cordata e comum às duas partes.
Afinal... são cá dos nossos!

1 comentário:

Bekx (JGG) disse...

E dinheiro é coisa que não tem faltado para aqueles lados. Talvez no futuro substituam a NATO por talibãs moderados que poderão fazer as despesas da luta contra os radicais. Como é que alguém ainda não tinha pensado nisto?